O Tribunal de Contas da União (TCU) recebeu na terça-feira (12/3) dois carros elétricos para uso institucional. Os veículos BYD Seal foram entregues ao presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, pelo presidente da montadora no Brasil, Tyler Li, e pelo conselheiro especial da BYD no Brasil, Alexandre Baldy.
A corte de contas abriu um chamamento público para selecionar os carros, no modelo de comodato. O regime funciona como uma espécie de empréstimo dos veículos, sem custos para o tribunal.
Bruno Dantas destacou que o processo seletivo foi aberto para avançar na corte as práticas em sustentabilidade. “O uso de carros elétricos é uma forma de incentivar um novo padrão de racionalização na administração pública. Também está de acordo com as práticas de consumo sustentável estabelecidas no plano logístico do Tribunal”, declarou.
O TCU possui, desde 2015, um Programa de Logística Sustentável, que inclui o uso de tecnologias que não prejudiquem o meio ambiente, práticas de consumo sustentável e, sempre que possível, escolha das ações institucionais que mais se enquadrem nos requisitos de sustentabilidade.
A BYD ganhou destaque no Brasil após o lançamento do Dolphin, que atingiu a marca de carro elétrico mais barato do país na época, em 2023. Além disso, está em construção um complexo industrial da montadora em Camaçari, Bahia, no local onde ficava a antiga fábrica da Ford.
Em janeiro deste ano, a BYD também cedeu um carro modelo Tan, um SUV, para uso institucional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo período de um ano, também no modelo de comodato.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br