INVESTIGAÇÃO

Bolsonaro deve depor nesta terça sobre suposta importunação contra baleia

Em vídeos compartilhados pelas redes sociais, Bolsonaro aparece com uma moto aquática com motor ligado próximo ao mamífero, em uma distância inadequada

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o assessor Fabio Wajngarten devem depor na sede da Polícia Federal de São Paulo, nesta terça-feira (27/2), no âmbito do inquérito que apura eventual crime ambiental por causa de "importunação" a uma baleia jubarte. De acordo com a investigação, o ato ocorreu em São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo, no ano passado. Bolsonaro e Fabio serão ouvidos 14h30 e 15h30, respectivamente.

A Polícia Federal investiga se foi violada a lei que proíbe a pesca ou o "molestamento intencional" de baleias. Em vídeos compartilhados pelas redes sociais, Bolsonaro aparece com uma moto aquática com motor ligado próximo ao mamífero. O inquérito afirma que o condutor da moto aquática aparece em uma distância inadequada (15 metros).

"Atribui-se a identidade desta pessoa, supostamente, ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro", diz um trecho do relatório policial. Wajngarten, que atualmente é advogado de Bolsonaro, foi chamado por conta de informações que apontam que ele estava presente no momento em que a situação ocorreu.

Segundo a portaria nº 117/96 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), é proibido que embarcações aproximem-se de qualquer espécie de baleia com o motor ligado a menos de 100 metros de distância. O texto também veda o ato de religar o motor antes de avistar claramente as baleias na superfície ou a uma distância de no mínimo 50 metros da embarcação.

https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2024/02/6806486-4-passos-para-entrar-no-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html

Mais Lidas