O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta quinta-feira (22/2), com o chanceler russo Sergey Lavrov, no Palácio do Planalto, e confirmou que viajará à Rússia em outubro, para participar da cúpula do Brics, grupo econômico composto pelos dois países, além de Índia, China e África do Sul. Passaram a compor o bloco, em 2023, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes, Etiópia e Irã.
Em nota, o Planalto afirmou que Lavrov “reiterou o apoio ao pleito do Brasil para ocupar assento permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas”. O russo veio ao Brasil para participar da reunião de ministros de Relações Exteriores do G20, grupo das maiores economias do mundo, que ocorreu esta semana no Rio de Janeiro.
- G20 manifesta apoio unânime contra conflitos em Gaza e Ucrânia, diz Vieira
- Lula e Blinken defendem criação de Estado Palestino, diz Planalto
“O presidente reafirmou a importância de uma nova governança global para lidar com temas como inteligência artificial e as mudanças climáticas, que não podem ser enfrentadas isoladamente. Registrou a importância das iniciativas que o Brasil tomou, junto com outros países detentores de florestas tropicais, para combater o desmatamento e buscar formas mais justas de remuneração pela preservação desses biomas. Observou, ainda, a necessidade de aprimorar os mecanismos de financiamento aos países em desenvolvimento”, diz o comunicado.
No encontro, o chanceler Lavrov abordou as posições da Rússia em relação ao conflito na Ucrânia. “O presidente Lula reiterou a posição de que o Brasil continua disposto a colaborar com os esforços em favor da paz”, finaliza a nota.
<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="pt" dir="ltr">Recebi no Alvorada, hoje, o presidente da Câmara <a href="https://twitter.com/ArthurLira_?ref_src=twsrc%5Etfw">@ArthurLira_</a>, lideranças da Casa, a presidenta do PT <a href="https://twitter.com/gleisi?ref_src=twsrc%5Etfw">@gleisi</a> e o prefeito de Recife <a href="https://twitter.com/JoaoCampos?ref_src=twsrc%5Etfw">@JoaoCampos</a>. Com diálogo e união, vamos reconstruindo e fazendo os avanços que o Brasil precisa.<br><br> <a href="https://twitter.com/ricardostuckert?ref_src=twsrc%5Etfw">@ricardostuckert</a> <a href="https://t.co/E2zBrGL1SQ">pic.twitter.com/E2zBrGL1SQ</a></p>— Lula (@LulaOficial) <a href="https://twitter.com/LulaOficial/status/1760848402336616761?ref_src=twsrc%5Etfw">February 23, 2024</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>
https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2024/01/6789882-5-passos-para-acessar-o-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html
Saiba Mais
-
Política Lula reúne Lira e líderes partidários para tratar de pauta econômica
-
Política TRE-PR marca para 1º de abril julgamento que pode cassar mandato de Moro
-
Política Após posse no STF, Flávio Dino participa de missa na Catedral de Brasília
-
Política Anderson Torres "respondeu serenamente a todas as perguntas" da PF, diz defesa
-
Política Autoridades parabenizam Flávio Dino pela posse no STF
-
Política TSE manda DEM devolver R$ 320 mil ao Tesouro por uso irregular de 'Fundão'
-
Política Valdemar Costa Neto responde todas as perguntas da PF em depoimento
-
Política "Vitória da democracia", diz Barroso em posse de Dino no STF
-
Política Wajngarten sobre ato em SP: "Bolsonaro vai falar do futuro do Brasil"