O governo de Israel ironizou nesta terça-feira (20/2), nas redes sociais, a crise diplomática com o Brasil. Uma postagem de conta oficial no X (antigo Twitter) chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de "negacionista do Holocausto" ao responder uma outra publicação sobre o Brasil.
Segundo o perfil, a conta é gerida pela equipe de "diplomacia digital" do Ministério das Relações Exteriores de Israel, cujo perfil também compartilhou a crítica a Lula. A postagem ocorre após o chanceler Israel Katz voltar a cobrar, hoje, uma desculpa do presidente brasileiro pela comparação entre a ação de Israel na Faixa de Gaza à Alemanha nazista.
- Chanceler de Israel a Lula: "Milhões de judeus estão à espera de desculpas"
- Lula chama de volta embaixador do Brasil em Israel após reprimenda
- Em meio à crise diplomática, Brasil e Israel elevam o tom
A conta compartilhou uma outra publicação, em inglês, que dizia: "o que vem na sua mente quando você pensa no Brasil?", com uma imagem da bandeira brasileira. O perfil do governo de Israel comentou: "Antes ou depois de o presidente Lula se tornar um negacionista do Holocausto?"
A expectativa do Planalto, contudo, é que a situação seja resolvida pelas vias diplomáticas. O posicionamento agressivo de Israel é tido com um dos motivos para Lula, que não deve se pronunciar, ter decidido não reconsiderar sua fala.
https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2024/01/6789882-5-passos-para-acessar-o-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html