Diplomacia

Lula defende criação de Estado palestino e ressalta combate à fome

Presidente discursou como convidado na 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana neste sábado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o fim do conflito entre Israel e Hamas e a criação de um Estado palestino durante sua fala na sessão de abertura da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, em Adis Abeba, na Etiópia, neste sábado (17/2). Lula participou como convidado.

"A solução para essa crise só será duradoura se avançarmos rapidamente na criação de um Estado Palestino livre e soberano. Um Estado Palestino que seja reconhecido como membro pleno das Nações Unidas. De uma ONU fortalecida e que tenha um Conselho de Segurança mais representativo, sem países com poder de veto e com membros permanentes da África e da América Latina", disse.

Lula ainda mencionou a criação da Aliança Global contra a Fome no G20, presidido pelo Brasil. Ele defendeu a necessidade uma frente global contra a fome. "O desenvolvimento não pode continuar sendo um privilégio de poucos. Só um projeto social inclusivo nos permitirá eleger sociedades próprias, livres, democráticas e soberanas. Não haverá estabilidade nem democracia com fome e desemprego", afirmou.

Mais Lidas