Congresso

Antes de assumir cadeira no STF, Dino preside 1ª sessão de 2024 no Senado

O ex-ministro da Justiça ficará no Senado até o próximo dia 21, quando pedirá exoneração para ser empossado como ministro da Suprema Corte em 22 de fevereiro

Em breve passagem pelo Senado, antes de assumir cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Flávio Dino presidiu, nesta terça-feira (6/2), a primeira sessão deliberativa da Casa. Após abertura do ano legislativo, ontem, o senador Weverton Rocha (PDT-MA), que presidia a sessão, cedeu o lugar para o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública.

“Convido o senador Flávio Dino para presidir a sessão”, anunciou Weverton, conterrâneo de Dino. “Eu agradeço a gentileza do senador Weverton, que atribuo ao fato de sermos coestaduanos”, respondeu o ex-ministro.

Antes de assumir a presidência da sessão, Dino discursou no plenário, como forma de marcar o primeiro dia das cerca de duas semanas que ficará no Senado. “Presidente Weverton Rocha, a quem saúdo muito fraternalmente. Com toda certeza, nas nossas muitas caminhadas pelo Maranhão, em tantas lutas, jamais poderíamos imaginar essa circunstância em que estaria vossa excelência, como senador, presidindo a sessão, e eu, ao mesmo tempo, fazendo uma estreia e quase uma despedida desta tribuna”, disse.

“Este período aqui no Senado é um período de aprendizagem, de incorporar uma experiência a mais na minha vida, e levarei comigo para o exercício dessa função a que o Presidente da República e o Senado me designaram este aprendizado parlamentar aqui no Senado, complementando a vivência que tive na Câmara”, afirmou Dino.

Dino foi eleito nas últimas votações federais para o cargo de senador, pelo estado do Maranhão, mas não chegou a exercer a função, já que foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Em novembro de 2023, o então ministro foi indicado pelo chefe do Executivo para ocupar a cadeira deixada pela ministra aposentada Rosa Weber, no STF.

Em dezembro, Dino foi sabatinado pelo Senado e aprovado para o cargo na Suprema Corte. Na ocasião, o indicado de Lula recebeu 47 votos favoráveis e 31 contrários. O senador ficará na Casa Alta até o próximo dia 21, quando pedirá exoneração para, em 22 de fevereiro, ser empossado como ministro do STF.

https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2024/01/6789882-5-passos-para-acessar-o-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html

Mais Lidas