O governo de Israel ironizou nesta terça-feira (20/2), nas redes sociais, a crise diplomática com o Brasil. Uma postagem de conta oficial no X (antigo Twitter) chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de "negacionista do Holocausto" ao responder uma outra publicação sobre o Brasil.
Segundo o perfil, a conta é gerida pela equipe de "diplomacia digital" do Ministério das Relações Exteriores de Israel, cujo perfil também compartilhou a crítica a Lula. A postagem ocorre após o chanceler Israel Katz voltar a cobrar, hoje, uma desculpa do presidente brasileiro pela comparação entre a ação de Israel na Faixa de Gaza à Alemanha nazista.
- Chanceler de Israel a Lula: "Milhões de judeus estão à espera de desculpas"
- Lula chama de volta embaixador do Brasil em Israel após reprimenda
- Em meio à crise diplomática, Brasil e Israel elevam o tom
A conta compartilhou uma outra publicação, em inglês, que dizia: "o que vem na sua mente quando você pensa no Brasil?", com uma imagem da bandeira brasileira. O perfil do governo de Israel comentou: "Antes ou depois de o presidente Lula se tornar um negacionista do Holocausto?"
Before or after @LulaOficial went full on Holocaust denier? https://t.co/lI5tuLLL3o
— Israel (@Israel) February 20, 2024
A expectativa do Planalto, contudo, é que a situação seja resolvida pelas vias diplomáticas. O posicionamento agressivo de Israel é tido com um dos motivos para Lula, que não deve se pronunciar, ter decidido não reconsiderar sua fala.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br