O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta sexta-feira (16/2) com o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, premiado com o Nobel da Paz em 2019 por conta de suas ações para encerrar o conflito entre o seu país e a Eritreia. O encontro bilateral de hoje ocorreu em visita oficial do petista à capital etíope, Adis Abeba, onde participa, amanhã, da reunião de Chefes de Estado e Governo da União Africana.
Lula está na Etiópia desde a noite de ontem, após deixar o Egito. Assim que chegou ao país, o petista teve encontro com o ministro das Relações Exteriores da Etiópia, Taye Atsekeselass, no qual defendeu ações contra a desigualdade de renda e contra a fome.
- Não há explicação para Israel matar mulheres e crianças, diz Lula
- Lula embarca para a Etiópia e participa de reunião com União Africana
- Lula prega distribuição de renda: "Pobre com pouco dinheiro na mão faz milagre"
Hoje, mais cedo, o chefe do Executivo participou de uma cerimônia de oferenda de flores aos heróis da Etiópia mortos na batalha de Ádua, que marca a luta pela independência do país. Lula também fez um passeio, junto com sua comitiva e após o encontro com Ahmed, em um parque de Adis Abeba.
Combate à fome
Segundo o Itamaraty, Lula e Ahmed discutiram cooperação comercial entre os países, combate à fome e à pobreza, proteção da florestas, combate às mudanças climáticas, bem como reforma dos organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU).
Ainda hoje, o presidente participa, à noite, do evento "Financiamento climático para a agricultura e segurança alimentar: Implementação da Declaração de Nairóbi e resultados da COP28". Lula volta ao Brasil apenas no domingo (18).
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br