O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta quarta-feira (14/2) no Cairo, capital do Egito, para uma série de compromissos no continente africano. É a primeira viagem internacional do chefe do Executivo neste ano.
No Egito, Lula terá um encontro bilateral com o presidente do país, Abdel Fattah El-Sisi. Segundo o Itamaraty, os dois chefes de Estado tratarão de temas como a cooperação comercial e técnica, investimentos, educação, e defesa. A expectativa é que uma série de acordos bilaterais sejam assinados nas áreas de bioenergia, ciência, tecnologia e inovação.
- Lula e ministro viajam à África para buscar pacto global contra fome e pobreza
- Lula embarca para a África: "Devemos retomar o potencial dessa parceria"
- Em 1ª viagem internacional do ano, Lula embarca nesta terça (13) para a África
Uma das prioridades será o conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas, na Faixa de Gaza. O Cairo sedia atualmente as negociações para um possível cessar-fogo na Palestina.
Depois do Egito, Lula viaja para a Etiópia na sexta-feira (16), onda participa da Cúpula de Chefes de Estado da União Africana, como convidado. O encontro reúne os 55 países da África.
Tanto Egito quanto Etiópia ingressaram no Brics — grupo que reúne algumas das principais economias emergentes do mundo — neste ano, com o suporte do Brasil.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br