Em meio às discussões nacionais e mundiais sobre transição energética e mudanças climáticas, o Supremo Tribunal Federal (STF) passará a abastecer os veículos da Corte prioritariamente com etanol.
A iniciativa é da Secretaria de Relações com a Sociedade (SRS), criada na gestão do ministro e presidente do STF, Luís Roberto Barroso, para dar atenção a temas como sustentabilidade, acessibilidade, segurança da informação, proteção de dados e combate à desinformação. O intuito de priorizar o etanol é reduzir a emissão de gás carbônico da atmosfera.
A substituição dos combustíveis se enquadra nas estratégias que vêm sendo desenvolvidas pelo Tribunal para viabilizar o uso sustentável de recursos e a redução de emissões. A iniciativa integra o programa STF + Sustentável, que ainda será lançada. "Esse tipo de ação estimula outras áreas do STF e até mesmo outros Tribunais a adotarem medidas visando aumentar a sustentabilidade”, explicou a secretária de Relações com a Sociedade, Teresa Melo.
- Combustíveis fósseis matam 5,1 milhões de pessoas por ano no planeta
- Brasil vive desafios para realizar a transição energética
As áreas técnicas da Suprema Corte , como a Secretaria de Administração de Serviços e Gestão Predial (SAP) e Secretaria de Segurança (SEG), se manifestaram favoravelmente à substituição do combustível. Além disso, no ano passado, foram adquiridos 13 veículos híbridos em substituição a carros antigos, por causa do foco na eficiência energética e na redução de emissão de gases de efeito estufa.
De acordo com a Universidade de São Paulo (USP), o etanol é uma opção de combustível sustentável porque o gás carbônico (CO2) que ele emite para a atmosfera é recuperado pelo plantio da próxima safra da cana de açúcar.
"Existe uma pequena emissão associada ao transporte do etanol, feita por caminhões movidos a diesel. Porém, em comparação a outros combustíveis, é mínima. Também existe a questão do plantio, que ocupa grandes espaços de terra, entre outras coisas relacionadas. Mesmo assim, ainda é uma ótima opção", destaca a instituição.
Segundo o STF, a utilização do etanol na frota terá efeito imediato.
https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2024/01/6789882-5-passos-para-acessar-o-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html
Saiba Mais
-
Política Processo que pode levar à cassação de Moro será julgado em fevereiro no TRE
-
Política Nas Entrelinhas: Nova política industrial de Lula não convence
-
Política Moraes prorroga pela 9ª vez inquérito sobre milícias digitais que atinge Bolsonaro
-
Política Assédio, homofobia e trabalho escravo vetam acesso à reindustrialização
-
Política É preciso "regar a indústria", diz Mercadante sobre incentivos ao setor
-
Política Lula pretende ir à inauguração de escola batizada em homenagem ao neto