A indicação de Ricardo Lewandowski para comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública, nesta quinta-feira (11/1), foi recebida com elogios pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Em nota, a AMB saudou a escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacando a atuação do ministro aposentado no Supremo Tribunal Federal (STF), bem como a reputação e o saber jurídico do magistrado.
A AMB enfatizou que os requisitos necessários para o desempenho da função ministerial são plenamente preenchidos por Lewandowski, que também possui uma "trajetória honrosa" como vice-presidente da própria associação.
- Lula deve anunciar Lewandowski nesta quinta (11/1) como ministro da Justiça
- Lewandowski no Ministério da Justiça: os vespeiros que substituto de Dino vai herdar
- Ricardo Lewandowski passou 17 anos no STF; relembre decisões
“Sua destacada atuação como magistrado, sua reputação ilibada e notório saber jurídico preenchem plenamente os requisitos necessários para o desempenho da função”, afirmou a associação.
A AMB encerrou a nota expressando confiança de que a nomeação de Ricardo Lewandowski contribuirá para o fortalecimento da justiça e segurança pública no país. “Ricardo Lewandowski também possui em sua trajetória uma honrosa passagem na condição de vice-presidente da AMB — o que, mais uma vez, demonstra sua capacitação para o exercício pleno frente ao novo desafio.”
O presidente do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS), Ernesto Tzirulnik, também se manifestou sobre a escolha de Lewandowski em nota ao Correio.
"O ministro aposentado do STF Ricardo Lewandowski é das raras pessoas que reúnem as qualidades que a posição necessita: decência, independência, conhecimento, experiencia e identidade com o programa do governo. Sua escolha, portanto, demonstra sabedoria do presidente Lula e a certeza de que a Justiça e a Segurança Pública estarão em boas mãos."
O presidente Lula fez o anúncio hoje de manhã, no Palácio do Planalto, acompanhado de Lewandowski, do ministro Flávio Dino e da primeira-dama, Janja da Silva.
A posse de Ricardo Lewandowski está agendada para 1º de fevereiro. Já Flávio Dino, que deixa a pasta da Justiça, assume o Supremo em 22 de fevereiro.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro
Saiba Mais
-
Política Dino diz que retorna ao Senado dia 1º de fevereiro e depois toma posse no STF
-
Política Lewandowski no Ministério da Justiça: os vespeiros que substituto de Dino vai herdar
-
Política Lula se reúne com ministra da Saúde, em meio a controversa nomeação
-
Política Cappelli diz que não pediu demissão e vai colaborar com transição em ministério
-
Política Lula anuncia Ricardo Lewandowski como novo ministro da Justiça
-
Política Delegado que atuou na Lava-Jato e na Carne Fraca deixa a PF
Ernesto Tzirulnik