O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a solidez da democracia brasileira, compartilhando no X (antigo Twitter) imagens da Constituição Federal em frente às sedes dos Três Poderes. Em publicação realizada nesta segunda-feira (8/1), Lula defendeu a resistência da democracia um ano após os eventos golpistas ocorridos em 2023.
“Democracia inabalada e fortalecida. Neste 8 de janeiro, um ano depois da tentativa de golpe, Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal reforçam o compromisso com a Constituição do Brasil”, escreveu o presidente.
- 8/1: "Não pode parar a investigação até descobrir quem financiou", diz Lula
- Lira cancela presença em evento que marca um ano do 8 de Janeiro
- 8 de janeiro: suspeitos de financiar atos são alvos de 47 ordens judiciais
Lula destacou que a defesa da Constituição é uma responsabilidade compartilhada por todos os cidadãos, declarando que a defesa da Constituição é “dever de todas e todos”. “A democracia nos une”, completou.
O presidente também havia afirmado, anteriormente, que os ataques ocorridos um ano antes contribuíram para fortalecer a democracia.
A cerimônia intitulada "Democracia Inabalada", organizada pelos Três Poderes, ocorrerá hoje às 15h no Salão Negro do Congresso Nacional. O evento reúne representantes do Judiciário, Legislativo e Executivo para reafirmar o compromisso em preservar e fortalecer os valores democráticos no Brasil.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro
Saiba Mais
-
Política Golpista preso pela PF fretou ônibus lotado de manifestantes para 8/1
-
Política Cotado para assumir Justiça, Lewandowski vai se encontrar com Lula
-
Política 8/1: Lula diz que democracia foi severamente testada, ao Washington Post
-
Política Ato do 8/1: Fátima Bezerra substituirá Ibaneis, que está de férias nos EUA
-
Política Lira cancela presença em evento que marca um ano do 8 de Janeiro
-
Política Lula sobre o 8 de janeiro: "Tentaram um golpe, mas a democracia venceu"