O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta terça-feira (16/1), o projeto de lei que institui a Política Nacional de Assistência Psicossocial nas Comunidades Escolares. A política tem por objetivo integrar ações de educação, saúde e assistência social, com foco na saúde mental.
O projeto foi aprovado em agosto de 2023 na Câmara dos Deputados. O texto prevê ações de educação, saúde e assistência social para garantia da atenção psicossocial para a comunidade escolar, ou seja, alunos, professores, profissionais que atuam na escola, pais e responsáveis pelos alunos matriculados na escola.
A política visa garantir a oferta de serviços de atendimento psicossocial nas comunidades escolares. A iniciativa também prevê campanhas para conscientizar a comunidade sobre os cuidados psicossociais.
A execução da política será realizada pelo Programa Saúde na Escola (PSE) e pelo Sistema Único de Assistência Social e a rede de atenção psicossocial, e sua governança ficará a cargo dos Grupos de Trabalho Intersetoriais do PSE, que serão responsáveis pelo desenvolvimento das ações nos territórios, com a participação obrigatória de representantes da área da saúde e da comunidade escolar.
A nova lei prevê que a União é a responsável pela promoção de verba e pelo subsídio da atuação dos grupos de trabalho. As regiões mais pobres terão prioridade nos investimentos.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br