O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite PSDB), afirmou que a sua presença no ato de celebração pela democracia, nesta segunda-feira, 8 de janeiro, encabeçado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não tem nada a ver com “ideologia política”. Ele disse ter deixado as férias na Bahia para estar presente hoje em Brasília.
“Eu defendo que essa celebração do 8 de janeiro não pertença a qualquer ideologia política. Ela é a celebração da democracia incontestável”, destacou Leite.
Ver essa foto no Instagram
- Ao vivo: Lula e autoridades participam de ato no Senado em memória ao 8/1
- No Congresso, Moraes defende regulamentação das redes sociais
- Cappelli culpa Bolsonaro por acampamentos golpistas em QG do Exército
O governador também comentou o contexto em que os ataques de 8/1/2023 ocorreram.
“Grupos, ainda que pequenos, defendiam a intervenção militar, havia uma tentativa de deslegitimação das eleições. Então, não é só sobre os atos de vandalismo que aconteceram, aquilo aconteceu dentro de um contexto que tinha caráter golpista, inegavelmente”, comentou. E enfatizou que “não interessa se (ele) é de esquerda ou de direita”, sua presença não tem a ver com “governo Lula ou conotação política eleitoral”.
“Nós temos que celebrar nossa democracia e deixar muito bem registrado que não não deixaremos passar qualquer tentativa de golpe no nosso país”, reiterou.
Em meio a ausências confirmadas, como a de Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal, que passa férias nos Estados Unidos, estão presentes no evento na capital federal 18 governadores.
Acreditava-se que Leite não iria ao ato na capital em razão das férias, mas ele garantiu que “nunca disse que não viria” e que reajustou a agenda para estar presente em Brasília por considerar um “ato importante”. Ainda ontem, o governador gaúcho publicou foto nas redes sociais “encerrando as férias” na praia de Caraíva, Bahia.
Ver essa foto no Instagram
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br