A Polícia Federal abordou um grupo de manifestantes que estavam protestando contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Macapá, no Amapá, na semana passada. As imagens sobre a abordagem começaram a circular nas redes sociais nesta semana.
O vídeo mostra um grupo vestindo camisetas com a frase "fora, Lula" em uma estrada da cidade. Uma agente da Polícia Federal chega, exige apresentação dos documentos dos manifestantes e tira foto das identidades, com um celular.
O vídeo foi postado nas redes sociais pela deputada Bia Kicis (PL-DF). Questionada sobre o caso pelo Correio, a Polícia Federal confirmou que a mulher que aparece nas imagens é uma agente da corporação.
- Lula critica 'passagem de R$ 10 mil' de Macapá a Brasília e diz que preço 'não tem explicação'
- Randolfe Rodrigues anuncia volta ao PT meses depois de deixar a Rede
De acordo com a PF, "alguns manifestantes foram identificados por meio de fotografias de seus documentos, pois eles empunhavam cartazes com a imputação de crimes ao presidente da República". A corporação completou afirmando que "tal conduta, em tese, configura crime contra a honra". Na ocasião, o presidente estava no estado para entregar um empreendimento do Minha Casa, Minha Vida.