Expocatadores

Lula defende papel de Padilha na aprovação da reforma tributária: 'Histórico'

A fala ocorre dias após a promulgação da reforma tributária no Congresso Nacional — momento em que Padilha acabou esquecido e não foi mencionado nos agradecimentos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu em defesa do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e enalteceu a atuação dele na aprovação da reforma tributária no Congresso Nacional. A afirmação foi feita durante o encerramento da 10ª edição da Expocatadores, na tradicional cerimônia de celebração de Natal dos catadores e da população em situação de rua, na manhã desta sexta-feira (22/12), em Brasília.

Ao falar sobre a aprovação da reforma tributária, Lula afirmou que o projeto foi um "feito histórico" e declarou que Padilha "cumpriu seu papel". "A reforma tributária foi votada com muito acordo, muita conversa. Então acho que, Padilha, você cumpriu seu papel", comentou.

Lula esteve no Congresso Nacional, nesta semana, para a sessão de promulgação da reforma tributária. No entanto, Padilha não esteve no plenário, não foi mencionado nos agradecimentos e nem sequer incluído na nominata cerimonial.

Durante o evento, autoridades falaram sobre a importância da aprovação da matéria e das negociações e citaram as autoridades relevantes para o processo. Padilha, contudo, não foi citado.

Maioria no Congresso

No discurso desta sexta, Lula reconheceu que o governo ainda não tem maioria no Congresso. "A chamada esquerda toda não deve ter 130 deputados de 513", citou. Diante disso, o chefe do Executivo pediu "compreensão" da capacidade do governo em aprovar qualquer pauta no Congresso.

Apesar da fala, o petista reconheceu que os congressistas têm contribuído para o governo "conquistar coisas e avançar".

Mais Lidas