A polarização entre petistas e bolsonaristas é a mesma observada no pós-eleição de 2022. Segundo pesquisa do Datafolha, divulgada na segunda-feira (18/12), 30% dos eleitores se definem apoiadores convictos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 25% se identificam com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O índice é similar ao que foi observado em dezembro do ano passado, considerando a margem de erro: 32% se declaravam petistas e 25% bolsonaristas.
Mantendo o mesmo mapa eleitoral, Lula continua tendo maior apoio na região Nordeste (51%), enquanto Bolsonaro é mais apoiado no Sul (35%). O brasileiros que se identificam mais ao centro do espectro político contabilizam 21%. Já os que rejeitam todos os partidos continuam nos 5% — mesmo índice registrado no ano passado.
- Lula retoma reuniões da Granja do Torto, onde jogava futebol no 1º mandato
- Vídeo com mentira postado por Bolsonaro é recuperado
- Datafolha: Reprovação do STF cresce e atinge 38%; aprovação recua para 27%
A pesquisa também revelou que 90% dos eleitores não se arrependem do voto no segundo turno das eleições de 2022, enquanto 8% afirmam que não fizeram uma boa escolha e mudariam de voto. O Datafolha também mediu a confiança dos brasileiros nos então candidatos: 38% disseram confiar mais neles agora do que nas eleições e 43% declararam que a confiabilidade é a mesma.
Entre os eleitores de Lula, 40% afirmaram que a confiança nele cresceu e 41% se mantiveram estáveis. Por outro lado, 36% dos eleitores do ex-presidente Bolsonaro disseram confiar mais nele agora e 46% citaram que a confiança permanece a mesma, mesmo após o político ter se tornado inelegível por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação (durante reunião realizada no Palácio da Alvorada com embaixadores estrangeiros no dia 18 de julho de 2022).
Saiba Mais
-
Política Congresso convoca sessão solene para promulgar tributária na quarta-feira
-
Política Promotoras denunciam "Mamãe Falei" por falas sexistas sobre ucranianas
-
Política Governo e companhias aéreas se juntam em esforço para baixar passagens
-
Política Análise: missão de Gonet na PGR é acomodar placas tectônicas
-
Política Moro 'não tem saída' e será cassado, diz Valdemar Costa Neto
-
Política Justiça mantém medida protetiva para a ex do deputado Zé Trovão