O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou, nesta quinta-feira (14), que o Congresso Nacional tende a derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à prorrogação da desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia. Embora esse tenha sido o último veto assinado pelo presidente Luiz Inacio Lula da Silva, o tema é o segundo item da pauta da votação nominal, a ser debatido logo após a votação o marco temporal.
- Congresso deve derrubar vetos à desoneração da folha e ao marco temporal
- Vaga no STF: vitória de Dino dentro do esperado
Falando a jornalistas, antes da sessão conjunta da Câmara e do Senado, Pacheco se declarou favorável à derrubada do veto. Alegou que os setores afetados por um eventual fim do benefício não estavam preparados para a elevação da carga tributária.
"Na minha opinião pessoal, como parlamentar de Minas Gerais, considero apropriada a prorrogação da desoneração da folha de pagamento”, declarou, ponderando que, como presidente do Congresso atuará como moderador. Ele ressaltou que sua posição não impede que haja uma negociação com o governo para, futuramente, serem criados mecanismos.
O presidente Lula vetou integralmente o projeto que prorrogava a desoneração. Em troca, o governo prometia uma medida provisória com regras que contemplariam os setores, sem prejudicar a arrecadação. Como a MP não foi enviada, parlamentares pressionam para que a decisão presidencial seja derrubada na sessão de hoje.