A aprovação nesta quarta-feira, pelo Senado, do ministro Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) foi muito festejada pela base e por integrantes da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A comemoração não foi sem razão, já que o titular da Justiça teve boa parte da oposição ao governo tentando derrubar sua indicação.
No Judiciário também houve manifestação. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, parabenizou o novo colega de tribunal e o novo chefe do Ministério Público Federal, Paulo Gonet, logo após a aprovação dos dois pelo plenário do Senado. "Nossos Poderes e instituições saem fortalecidos com a aprovação do ministro Flávio Dino para o STF e de Paulo Gonet para a PGR. Coragem, seriedade, competência e lealdade institucional caracterizam esses dois grandes homens públicos do Brasil", disse o magistrado.
O ex-procurador geral da República Augusto Aras também felicitou os dois. "Felicito S. Exas., dr. Paulo Gonet e dr. Flávio Dino, novos PGR e ministro do STF! Reitero os votos de êxito que expressei a ambos quando foram indicados pelo eminente presidente da República, assim como a certeza de que farão o melhor pelo futuro do Brasil", escreveu nas redes sociais.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também parabenizou os dois aprovados pelo Senado. "Meus parabéns a Flávio Dino, novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e a Paulo Gonet, pela nomeação como procurador-geral da República. Tenho certeza de que a trajetória, a experiência e a competência de cada um serão fundamentais para fortalecer a Justiça em nosso país. Desejo muito sucesso nas novas jornadas", postou o governador.
- Dino rebate crítica às urnas: "Fomos eleitos por ela, inclusive o senhor"
- Gonet nega que seja contrário à política de cotas para negros
- Lula sobre Dino e Gonet: "As melhores pessoas que eu podia indicar"
Prêmio
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), um dos principais articuladores da aprovação da indicação de Lula ao STF, não deixou de comentar. "A acertada decisão premia uma carreira de sucesso como juiz, deputado, governador e ministro da Justiça", escreveu o senador baiano. "Tenho certeza de que o senador Flávio Dino está à altura dos desafios que o esperam na defesa da democracia, dos direitos sociais e da Constituição brasileira", acrescentou.
Por sua vez, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, enfatizou: "Parabéns ao novo ministro do STF! A trajetória e a competência de Flávio Dino serão uma grande contribuição ao tribunal. Desejo sucesso ao amigo, aprovado hoje (nesta quarta-feira) em sabatina no Senado, que com certeza continuará atuando para fortalecer a Justiça e o ambiente democrático no Brasil".
Para o senador petista Humberto Costa (PE), a aprovação de Dino foi "um momento de muita alegria para o Brasil". Ele fez questão de ressaltar pontos positivos do novo ministro do STF. "Ele reúne todas as qualidades para assumir vaga no Supremo e realizar um grande trabalho. É uma vitória para quem defende a Constituição e o Estado de Direito", disse.
O senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) comemorou a escolha comparando a aprovação de Dino a um triunfo do país. "O Brasil sai vitorioso com um novo ministro que trabalhará pelo fortalecimento da nossa democracia e pela defesa dos direitos fundamentais! Seu notável saber jurídico ficou mais do que comprovado na sabatina de hoje (nesta quarta-feira). O Judiciário ganha de volta um dos grandes! Parabéns, ministro!", afirmou o senador, líder do governo no Congresso Nacional.
Saiba Mais
-
Política Moro critica Lula por não indicar uma mulher ao STF, mas afaga Dino
-
Política Dino diz que discordou do voto de Rosa Weber favorável ao aborto
-
Política Lula participa de celebrações do Dia do Marinheiro no RJ; veja vídeo
-
Política Flávio Bolsonaro diz que foi convidado pelo pai para ocupar cadeira no STF
-
Política "Ninguém espera", diz chanceler sobre solução imediata entre Venezuela e Guiana