O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar amanhã (13/12) das comemorações do Dia do Marinheiro, realizadas pela Marinha na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro. Lula passará em revista alguns navios da Força, ao lado do ministro da Defesa, José Múcio, e do comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, entre outras autoridades.
Depois, o petista participará da cerimônia alusiva à data, e da entrega da Medalha Mérito Tamandaré, dada a autoridades, instituições e personalidades civis e militares. Ambos os eventos ocorrerão a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico, atracado na base naval da Ilha das Cobras.
- Lula: "Temos que mexer com o coração do presidente do BC para reduzir juros"
- Lula anuncia ato em 8/1 para "lembrar que o golpe foi debelado pela democracia"
- Marinha anuncia início da aposentadoria de 40% da frota
Os compromissos têm início às 15h30, com a revista de 11 embarcações, incluindo submarinos. Durante a revista, as tripulações de cada embarcação saúdem o presidente e as demais autoridades com sete "vivas", segundo a tradição naval.
Aproximação
O gesto é representativo, já que Lula enfrentou, durante o ano, uma relação complicada com os militares, especialmente após os ataques do 8 de janeiro, em Brasília. Mesmo assim, ele prometeu investir na modernização das Forças. Na semana que vem, Lula participa ainda de um almoço com militares de alta patente, em Brasília.
A celebração ocorre em meio à Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em portos e aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo. A Baía de Guanabara, inclusive, é o principal alvo da operação, com reforço no patrulhamento marítimo.