Oriente Médio

Segundo grupo de brasileiros deixa Gaza e aguarda resgate no Egito

De acordo com o Itamaraty, são cerca de 50 pessoas. A aeronave da FAB decolou do Rio de Janeiro, na manhã deste sábado (9/12), para efetuar o resgate

Um grupo com cerca de 50 brasileiros conseguiu deixar a Faixa de Gaza, neste sábado (9/12). Eles vão permanecer no Egito até serem resgatados pelo governo do Brasil no domingo (10). Por volta das 5h deste sábado, a aeronave KC-30 (Airbus A330 200) decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, para efetuar o resgate.

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o voo será direto, com previsão de duração de 15 horas, e pouso estimado para as 3 horas (horário local) de domingo, no Aeroporto Internacional do Cairo, no Egito.

A primeira leva de brasileiros resgatados de Gaza chegou ao país no último dia 13 de novembro, em um voo que saiu do Cairo para Brasília. A aeronave da FAB trouxe 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos que são familiares próximos. Dos 32 repatriados, 17 são crianças, nove mulheres e seis homens.

Ainda não há informações detalhadas sobre a identidade dos membros do segundo grupo, mas já se sabe que são brasileiros e parentes palestinos. O Ministério das Relações Exteriores, por meio do Escritório de Representação em Ramalá, lista 102 brasileiros e familiares próximos de brasileiros interessados em repatriação a partir da Faixa de Gaza.

Este é o 11º voo de repatriação de brasileiros em áreas de conflito no Oriente Médio durante a Operação Voltando em Paz, do Governo Federal.

Mais Lidas