O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (5/12) que viajará no próximo ano para a Etiópia e Guiana, país ameaçado de anexação pela Venezuela. Sem citar o clima de tensão, o chefe do Executivo apontou que participará de uma reunião dos países do Caricom (Comunidade do Caribe) onde pretende falar sobre democracia, entre outros assuntos. A declaração ocorreu durante o programa Conversa com o Presidente.
"O ano que vem eu tenho duas viagens que eu quero fazer: uma é para uma reunião da União Africana, dos 54 países da África que vai ser em Addis Ababa na Etiópia; e a outra é na Guiana, uma reunião dos países do Caricom (Comunidade do Caribe). Essas eu quero participar porque são coisas que tenho interesse de falar para eles sobre democracia, sobre o sistema ONU, sobre financiamento. O restante dos 365 dias se preparem porque eu vou percorrer o Brasil", declarou.
- Essequibo: venezuelanos aprovam em referendo anexação de território da Guiana
- Lula recebe apoio da Alemanha para salvar acordo entre Mercosul e UE
- Lula vai mandar chanceler representá-lo na posse de Milei na Argentina
- Lula convidará Putin para G20 no RJ: "Se vier, ele sabe o que pode acontecer"
Em referendo no último dia 3, mais de 90% dos venezuelanos apoiaram a anexação de Essequibo, região da Guiana, ao território da Venezuela, por meio da criação de um novo estado, a Guiana Essequiba. Apesar de não alterar a situação atual, o resultado favorável dá poder a Maduro para negociar com o país e para respaldar um possível uso militar para anexar forçadamente a região.
Saiba Mais
-
Flipar 40 crianças morrem por ano nos EUA trancadas em carros sob o sol
-
Economia Nacionalização da indústria farmacêutica tem crescimento, aponta Alanac
-
Flipar Ataque e defesa: Conheça os veículos militares mais caros do mundo
-
Mundo Barbie está entre as mulheres mais "poderosas" de 2023
-
Política Lira viaja e estende votação e presença à distância para toda a semana
-
Economia Haddad culpa juros altos por PIB 'fraco': 'BC tem que fazer o trabalho dele'