O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) deste sábado (23/12), a advogada Caroline Proner para a Comissão de Ética Pública da Presidência da República.
Doutora em direito, com estudos em direito internacional, direitos fundamentais e direitos humanos, Proner tem 49 anos. Ela é mulher do cantor e compositor Chico Buarque. Carol, como é conhecida, é próxima de Lula e da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e faz parte do grupo de advogados Prerrogativas, crítico da Operação Lava-Jato e que ganhou destaque neste terceiro mandato do petista.
- Em um Brasil dividido, Lula vai pedir por um Natal de união
- Silvio Almeida diz que regulação das redes sociais "é imperativo civilizatório"
A Comissão de Ética analisa denúncias contra servidores do governo e é formada por sete membros indicados pelo presidente. Os apontados devem preencher os requisitos de idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública.
Os integrantes cumprem mandatos de três anos e podem ser reconduzidos uma única vez e a atividade não é remunerada, por ser considerado uma “prestação de relevante serviço público”. A advogada afirmou em seu Instagram que recebeu a indicação “com muita alegria e honra, o convite do presidente Lula para integrar a Comissão de Ética da Presidência da República”.
Ver essa foto no Instagram
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br