O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprimentou o papa Francisco pelo aniversário de 87 anos completos neste domingo (17/12). Por meio das redes sociais, o chefe do Executivo caracterizou que o líder mundial da igreja católica "tem sido uma liderança importante nesse mundo de hoje, defendendo a paz e o combate à desigualdade e à fome" e desejou saúde ao pontífice.
"Hoje o Papa Francisco completa 87 anos. Sua santidade tem transmitido, com sua força e fé, os ensinamentos de Jesus Cristo: a compaixão, a solidariedade, a tolerância. @Pontifex_pt
tem sido uma liderança importante nesse mundo de hoje, defendendo a paz e o combate à desigualdade e à fome. Desejo muita saúde e força para seguir conosco por muitos e muitos anos", escreveu no X.
- Papa Francisco celebra 87 anos e é um dos pontífices mais velhos da história
- Em conversa por telefone, Lula convida Papa Francisco para visitar o Brasil
- Lula vai ao Vaticano e tem encontro com o Papa Francisco
- Papa Francisco cancela ida à COP28 por infecção pulmonar
A celebração ocorre em meio aos problemas de saúde do papa, com dificuldades para caminhar devido a dores nos joelhos, o que o obriga a usar a cadeira de rodas com frequência.
No último dia 28, o papa Francisco cancelou a viagem à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28) — que ocorreu de 30 de novembro a 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos — por causa de uma gripe e inflamação das vias respiratórias. No evento, ele se encontraria com Lula para uma conversa sobre meio ambiente, direitos humanos e busca da paz em meio ao conflito Israel-Hamas.
Em junho, Lula foi ao Vaticano conversar com o pontífice sobre uma possível saída pacífica para a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, além de discutir medidas para o combate à fome e à desigualdade no mundo.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br