O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu em defesa nesta quinta-feira (14/12) da presidente do “Banco do Brics”, Dilma Rousseff, ex-presidente da República. Lula classificou como “fascista” a mulher que questionou Dilma por pegar um voo na primeira classe. O vídeo do momento viralizou nesta semana.
- Lula: Brasil deve desculpas a Dilma por impeachment, diz, na Angola
- Dilma é o nome mais citado por Lula em discursos oficiais como presidente
O mandatário discursou durante a 4ª Conferência Nacional da Juventude, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Lula citou que o primeiro ano de governo teve como objetivo reconstruir políticas destruídas pelas gestões passadas, após o impeachment contra a ex-presidente.
“Que está, aliás, como representante do Banco do Brics. Ela vinha de primeira classe para o Brasil e uma fascista, que eles estão em todo lugar, foi tentar dizer para ela: ‘a senhora está entrando na primeira classe’. E ela falou, ‘onde é que você pensa que banqueiro anda?’”, declarou Lula aos estudantes, que responderam com um coro em defesa de Dilma.
Um vídeo publicado nas redes nesta quarta-feira (13/12) mostra uma outra passageira questionando a presença de Dilma na primeira classe. A presidente do Banco do Brics ironizou: “Lógico, querida. Eu sou presidente de banco, querida. Ou você acha que presidente de banco viaja como?”.
Dilma lidera a instituição financeira e foi indicada ao cargo por Lula. O New Development Bank (NDB) fornece crédito e é financiado pelos membros do Brics, principalmente Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O banco tem sede em Xangai, China.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br