O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, na tarde desta quinta-feira (14/12), com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. O encontro, com duração de cerca de duas horas, ocorreu após o Senado ter aprovado, na noite de ontem, por 47 votos a 31, o nome de Dino para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele assumirá o posto deixado pela ministra Rosa Weber, que se aposentou em setembro.
Cumprimentei hoje o novo ministro do STF, Flávio Dino, e o Procurador Geral da República, Paulo Gonet, pela aprovação do seus nomes pelo Senado.
— Lula (@LulaOficial) December 14, 2023
???? @ricardostuckert pic.twitter.com/k8GDJHD6yT
Entre os assuntos discutidos, está a sucessão de Dino no Ministério da Justiça. Antes do encontro, o ministro havia dito que não foi consultado pelo presidente sobre quem deve assumir a chefia da pasta que comanda atualmente. Segundo ele, é necessário que sejam apresentadas "várias alternativas". A escolha deve se dar nas próximas semanas, pois a posse de Dino está prevista para a segunda quinzena de fevereiro.
- Dino diz que assumirá vaga no STF na segunda quinzena de fevereiro
- Dino diz que não foi consultado por Lula sobre substituto na Justiça
- Dino: "8 de janeiro pertence à História do Brasil, infelizmente"
Entre os nomes mais cotados estão o secretário executivo do Ministério da Justiça (número 2 da pasta), Ricardo Cappelli; Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF; o advogado-geral da União, Jorge Messias; a presidente do PT, Gleisi Hoffman; e a ministra do Planejamento, Simone Tebet.
Lula também se reuniu com Paulo Gonet, atual vice-procurador-geral Eleitoral. Ele recebeu 65 votos dos congressistas para assumir o comando do Ministério Público Federal (MPF).
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br