O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta quarta-feira (13/12), das celebrações do Dia do Marinheiro, no Rio de Janeiro. Em vídeo e fotos publicadas nas redes sociais, o chefe do Executivo acompanhou a revista naval a 11 embarcações da frota, parte das comemorações. O evento ocorreu na Base Naval da Ilha das Cobras.
"No Rio de Janeiro para celebrar o Dia do Marinheiro, em revista às Fragatas, à Corveta, ao Navio-Tanque, ao Navio de Socorro Submarino, ao Navio Hidroceanográfico Faroleiro, ao Navio Hidroceanográfico e ao Navio-Patrulha da Marinha do Brasil", escreveu.
No Rio de Janeiro para celebrar o Dia do Marinheiro, em revista às Fragatas, à Corveta, ao Navio-Tanque, ao Navio de Socorro Submarino, ao Navio Hidroceanográfico Faroleiro, ao Navio Hidroceanográfico e ao Navio-Patrulha da Marinha do Brasil. ????????
— Lula (@LulaOficial) December 13, 2023
???? @ricardostuckert pic.twitter.com/seVRRo1oRJ
Em seguida, houve uma cerimônia ao Dia do Marinheiro com entrega da Medalha de Mérito Tamandaré a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, o maior navio da marinha brasileira. Estavam presentes ainda o ministro da Defesa, José Mucio, o comandante da Marinha, Almirante Marcos Sampaio Olsen, entre outras autoridades.
- Lula participa nesta quarta de cerimônia em homenagem ao Dia do Marinheiro
- Marinha anuncia início da aposentadoria de 40% da frota
- Essequibo: A pedido de Lula, Amorim irá a reunião com Venezuela e Guiana
O evento, que celebra o aniversário do Patrono da Marinha, Marquês de Tamandaré, também contou com a exibição de viaturas blindadas, além do sobrevoo de helicóptero Super Cougar (UH-15) e caça Skyhawk (AF-1) do Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil.
Na Ordem do Dia, mensagem do comando da Marinha, o comandante Marcos Sampaio Olsen destacou a necessidade de investimentos para reaparelhamento da Força, no momento em que o Congresso Nacional discute o Orçamento da União para o ano que vem.
Na semana que vem, Lula participa ainda de um almoço com militares de alta patente, em Brasília.
A celebração ocorre em meio à Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em portos e aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo. A Baía de Guanabara, inclusive, é o principal alvo da operação, com reforço no patrulhamento marítimo.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br