COLAPSO EM MACEIÓ

Instalação da CPI da Braskem no Senado é remarcada para quarta-feira

Comissão para investigar responsabilidades sobre mina que está desmoronando em Maceió seria instalada nesta terça-feira (12/12), mas senador Otto Alencar, que presidirá a sessão, decidiu adiar início dos trabalhos

Otto Alencar assegura que a instalação da CPI para investigar o afundamento da mina de sal-gema em Maceió é
Otto Alencar assegura que a instalação da CPI para investigar o afundamento da mina de sal-gema em Maceió é "irreversível" - (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)
postado em 12/12/2023 16:40 / atualizado em 12/12/2023 16:41

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar os responsáveis pelo afundamento das minas de sal-gema da Braskem na área urbana de Maceió será instalada nesta quarta-feira (13/12), às 9h. A informação foi confirmada ao Correio pela assessoria do senador Otto Alencar (PSD-BA). O início da CPI estava marcado para esta terça-feira (12), às 15h, mas foi adiado pelo senador baiano, que vai presidir a sessão de instalação. 

O senador Renan Calheiros (MDB), que deve ser o relator da CPI, tinha convocado a instalação para hoje, mas Otto Alencar entrou como membro do Colegiado e, automaticamente, passou a ser o integrante mais velho. Regimentalmente, a condução dos trabalhos de instalação de uma CPI cabe ao parlamentar de mais idade.

Para que a comissão seja instalada, é necessário ter, pelo menos, sete parlamentares presentes, mas, de acordo com Alencar, ele não foi procurado por “nenhum senador” para abrir a sessão. Com isso, Otto alegou que não teria tempo hábil nesta tarde para instalar a CPI e informou que a reunião de abertura do Colegiado será amanhã de manhã.

Até o início desta tarde, a CPI da Braskem era considerada uma incerteza nos corredores do Senado. Isso porque o governo estava resistente à instalação da comissão. Como adiantou a Coluna BSB-DF, do Correio, a reunião desta terça-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu todos os principais atores políticos interessados na investigação.

Estiveram presentes, no Palácio do Planalto, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); o senador Renan Calheiros (MDB-AL); o ministro dos Transportes, Renan Filho; o governador de Alagoas, Paulo Dantas; e o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, conhecido como JHC. Se houvesse algum meio de segurar a CPI, a saída sairia desse encontro. Entretanto, o senador Otto Alencar afirmou que a instalação da comissão parlamentar é “irreversível” e que não passará de quarta-feira.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->