A sabatina de Flávio Dino e Paulo Gonet, ambos indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrerá nesta quarta-feira (13/12), às 9h, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ). Dino foi indicado ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Gonet, por sua vez, como procurador-geral da República. Os indicados precisam de pelo menos 41 votos do plenário do Senado para assumirem o cargo. A votação é secreta.
As indicações ocorreram após a aposentadoria de Rosa Weber, no STF, e o término do mandato de Augusto Aras.
- Senador questiona formato de sabatina dupla de Flávio Dino e Gonet
- Vaga no STF: formato de sabatina no Senado pode favorecer Dino
Como funcionará a sabatina?
As mensagens enviadas por cidadãos podem ser lidas ao vivo e funcionarão com perguntas feitas em bloco — os indicados terão mais de uma pergunta para responder de uma vez, já os senadores, menos tempo para questionar. Além do envio pelo portal e-cidadania, os interessados também podem enviar pelo telefone da ouvidoria do Senado (0800 061 2211). Não há limite de envio de perguntas.
Presidente da CCJ, o senador Davi Alcolumbre definirá como será feita a divisão das perguntas e quantos colegas terão a palavra antes que os indicados respondam.
As perguntas que não forem lidas ao vivo ficarão registradas no portal e-cidadania para eventual consulta pelos sabatinados. Até as 11h30 desta terça-feira (12/12), para Dino havia mais de 300 perguntas ou comentários destinados a ele. Para Gonet, as perguntas passam de 90.
*Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br