O ex-presidente Jair Bolsonaro não apareceu na foto oficial do novo presidente da Argentina, Javier Milei, ao lado de outros chefes de Estado que compareceram à cerimônia de posse no domingo (11/12).
De acordo com a Folha de S. Paulo, os presidentes do Uruguai, Luis Lacalle Pou, Paraguai, Santiago Peñ, Chile, Gabriel Boric, e Equador, Daniel Noboa, teriam considerado que a presença de Bolsonaro na foto oficial com líderes de governo seria "imprópria" e, portanto, Bolsonaro havia sido barrado.
- Argentina: Javier Milei toma posse com a economia como fantasma
- Bolsonaro é aplaudido por argentinos ao chegar na posse de Milei
Entretanto, essa informação foi negada por Fábio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação e aliado de Bolsonaro. "Eu e a Folha sabemos que não foi nada disso. Já desmenti em ON para o veículo. Eu estava lá todo o tempo", publicou nas redes sociais.
Eu e a Folha sabemos que não foi nada disso.
— Fabio Wajngarten (@fabiowoficial) December 10, 2023
Já desmenti em ON para o veículo.
Eu estava lá todo o tempo. https://t.co/eTFfPwHs7H
Já era esperado que Bolsonaro não aparecesse na foto, uma vez que foi tirada em um momento privado em que estavam apenas presentes os chefes de Estado que compareceram a posse. Além dos representantes da América Latina citados anteriormente, estiveram presentes o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o presidente da Armênia, Vahagn Khachaturyan, e Felipe VI, o rei da Espanha.
Bolsonaro compareceu à posse de Milei após ter sido convidado pelo presidente. O governo brasileiro foi representado oficialmente pelo chanceler Mauro Vieira.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br