DIREITO PENAL

Câmara criminaliza criar e divulgar nudes feitos por IA

O texto segue agora para votação no Senado Federal

Câmara dos Deputados criminaliza a criação e divulgação de imagens de nudez feitas por inteligência artificial -  (crédito: Evandro Éboli/CB.DA Press)
Câmara dos Deputados criminaliza a criação e divulgação de imagens de nudez feitas por inteligência artificial - (crédito: Evandro Éboli/CB.DA Press)
postado em 08/12/2023 10:04 / atualizado em 08/12/2023 10:04

A Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (7/11), a criminalização de quem criar e divulgar fotos ou vídeos de nudez e conteúdo sexual utilizando inteligência artificial. O texto de autoria dos deputados Doutor Luizinho (PP-RJ) e Zeca Dirceu (PT-PR) segue agora para votação no Senado. 

“A criação de montagens de conteúdo sexual sem o consentimento das pessoas envolvidas é uma violação séria da privacidade e intimidade que pode causar sérios danos emocionais e psicológicos às vítimas, prejudicando sua dignidade e autoestima”, diz relatório da deputada Luisa Canziani (PSD-PR). A proposta é de autoria da deputada Erika Kokay (PT-DF). 

A pena para este tipo de crime deverá ser de 1 a 4 anos de prisão e multa. Se o crime for cometido em função de atividade profissional, comercial ou funcional, a penalidade será aumentada pela metade.

A proposta ainda estipulou a penalidade para divulgação de cenas de estupro de vulnerável e simulação de participação de crianças em atos sexuais. Em ambos casos, pena é, em média, 2 a 6 anos de reclusão e multa.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->