O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quarta-feira (6/12), no Rio de Janeiro, o credenciamento do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) como instituição de Educação Superior e a autorização para o início das atividades do Impa Tech (primeiro curso de graduação do instituto).
O curso, que começa já em 2024, visa atender até 100 alunos no primeiro ano, com investimentos de R$ 16,7 milhões, e 400 estudantes, ao final de quatro anos, ao custo anual de R$ 55,9 milhões.
- Lula participa de credenciamento do IMPA como instituição de educação superior nesta quarta
- Em 2024, Lula diz que viajará para Etiópia e Guiana, país ameaçado pela Venezuela
- Mercosul: ante acordo em xeque com a UE, líderes se reúnem no Rio
Na ocasião, Lula afirmou que gasto com educação é investimento. "O Brasil sempre tratou o investimento em educação como gasto e quando coloca educação como gasto, quando vai fazer orçamento, sempre vai aparecer alguém para dizer que está gastando demais, começa a cortar. Cortar na educação significa baixar a qualidade, pagar menos salário, contratar menos professores, ter menos alunos e o ensino é de pior qualidade", apontou.
O petista defendeu ainda que o país precisa de mais estudantes formados em matemática, engenharia e física.
"Brasil é o país que mais forma advogado no mundo. Nada contra, mas é preciso que se forme mais em matemática, engenharia, física, cursos primordiais para o desenvolvimento de uma nação para que a gente possa ser mais competitivo", acrescentou.
Por fim, o chefe do Executivo alegou que como não teve oportunidade de estudar, tem "obsessão em investir em educação para que os filhos dos mais pobres possam entrar na universidade". "Por isso, criamos o Prouni e o Reuni, ampliamos vagas nas universidades, criamos novas instituições de ensino e escolas técnicas e ampliamos a lei de contas. E seremos o governo que mais fez pela educação no Brasil", bradou.
Impa
Para 2024, o concurso usará o desempenho dos estudantes em olimpíadas do conhecimento e no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Serão ofertadas até 80 vagas para alunos medalhistas do nível 3 (premiação nacional) da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), promovida pelo IMPA; do nível 3 da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática); das modalidades A ou B da OBQ (Olimpíada Brasileira de Química); dos níveis 2 ou 3 da OBF (Olimpíada Brasileira de Física); e da modalidade programação nos níveis 1 ou 2 (Ensino Médio) da OBI (Olimpíada Brasileira de Informática).
De acordo com o edital, cada medalha garantirá uma pontuação diferente no processo de seleção do IMPA Tech. Outras 20 vagas serão disponibilizadas para candidatos com melhor desempenho em Matemática no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
As inscrições para a graduação devem ser feitas através no site impatech.impa.br até 28 de dezembro.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br