O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta terça-feira (5/12) com o ex-chanceler alemão e ex-presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Horst Köhler. A reunião foi a última da agenda do chefe do Executivo na Alemanha.
Em nota, o Palácio do Planalto informou que foram abordados temas como a necessidade de equacionar o endividamento de países africanos e o esgotamento de instituições multilaterais diante do atual cenário geopolítico internacional.
"Eles abordaram as dívidas dos países africanos com o Fundo na perspectiva de como isso dificulta o desenvolvimento econômico dessas nações, e citaram a instabilidade em alguns territórios, com conflitos armados, como outra vertente dos desafios atuais no continente", versa um trecho do documento divulgado.
Köhler ainda teria parabenizado Lula por ter conseguido, em suas gestões anteriores à frente da presidência, pagar antecipadamente a dívida que o Brasil tinha com o FMI. "Isso não acontece muito", ressaltou.
- Lula vai mandar chanceler representá-lo na posse de Milei na Argentina
- Lula convidará Putin para G20 no RJ: "Se vier, ele sabe o que pode acontecer"
- Lula diz que fará esforços adicionais para Mercosul-UE e desiste se ouvir "não" de todos
Por fim, Lula antecipou a Köhler a intenção de debater no G20 como os países podem trabalhar para atingir os objetivos de desenvolvimento para 2030.
O petista desembarca na noite de hoje no Rio de Janeiro, onde participará da Cúpula do Mercosul no próximo dia 7. A iniciativa ocorre sob a presidência “pro tempore” brasileira do bloco econômico.
Durante o evento, um acordo de comércio entre Singapura e o Mercosul deve ser assinado. O secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Mauricio Carvalho Lyrio, destacou que esse será o primeiro acordo extra-regional do Mercosul em 12 anos e o primeiro com um país asiático. O embaixador também afirmou que houve avanços significativos nas negociações para o acordo entre Mercosul e União Europeia, mas que a conclusão até a realização do evento ainda é incerta.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br