O governador do Amazonas, Wilson Lima (União), afirmou, nesta quinta-feira (30/11), que quer se reunir, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), com representantes da empresa Amazon para debater uma parceria, tendo em vista que o conglomerado estaria usando “o nome da Amazônia”.
“A Amazon usa o nome do Amazonas, usa o nome da Amazônia. Quanto é que a gente ganha por isso? A gente quer saber. Esse é um dos questionamentos que a gente vai fazer lá na COP”, disse Lima ao vivo para o jornal JAM1, da TV Globo.
Completando o “convite”, o governador publicou no X (antigo Twitter) um vídeo, com áudio e legenda em português, endereçado ao dono da empresa, Jeff Bezos.
“Você distribui milhões de produtos e tem o maior parque de logística do mundo. Eu (bioma Amazônico) produzo ar puro para todo o planeta e tenho a maior biodiversidade da Terra. Se a sua empresa parasse, Jeff, muita coisa ia atrasar. E se eu parasse, o clima ia esquentar. Se a sua empresa é a mais valiosa de todas, o meu valor é incalculável. E já que você usa meu nome e eu nunca ganhei nada com isso, vem aqui me conhecer de perto Jeff”, diz um trecho do vídeo.
Bezos teria batizado a empresa, em 1994, inspirado no rio Amazonas pela sua grande extensão, o que representaria uma loja onde se encontra tudo, aliado, ainda, ao fato de o nome começar com a primeira letra do alfabeto.
A comitiva amazonense embarcou para Dubai, onde acontece a COP28 até o dia 12 de dezembro, nesta quinta, e leva como proposta o projeto Amazonas 2030, que prevê a comercialização de crédito de carbono e a redução do desmatamento líquido zero até 2030.
O governo do Amazonas quer arrecadar R$ 1 bilhão em 2024 com a venda de créditos de 809,6 milhões de toneladas de carbono equivalente (tCO2e) gerados a partir das reduções de emissões no período de 2006 a 2015. O recurso vai financiar as propostas do documento apresentado na COP28.
Saiba Mais
-
Política Governo fará projeções no Museu Nacional para registrar a presidência no G20
-
Política Marconi Perillo é o novo presidente do PSDB, que deve acentuar oposição a Lula
-
Política MDB vai abrir espaço para a direita e para esquerda, diz jovem dirigente
-
Política PGR pede afastamento imediato do governador do Acre por corrupção
-
Política Dino investe em apaziguar tensão entre Congresso e STF em visita ao Senado
-
Política Risco de colapso de mina da Braskem leva Lira a pedir ajuda a ministro
-
Política Ex-presidentes da Ajufe manifestam apoio à nomeação de Dino para o STF
-
Política Brasil chega à COP28 com trunfo contra desmatamento e 'esqueletos' no armário
-
Política Quem é a juíza que gritou com testemunha durante audiência