O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), parabenizou, nesta segunda-feira (20/11), o vencedor das eleições argentinas, Javier Milei. “Parabéns ao presidente eleito da Argentina, Javier Milei, e à Argentina pela escolha democrática do novo mandatário do país. A Câmara dos Deputados continuará trabalhando para estreitar ainda mais as relações comerciais, políticas e culturais entre as duas nações”, escreveu o deputado no X (antigo Twitter).
- Milei vence em 20 das 23 províncias argentinas e na capital Buenos Aires
- Lula parabeniza novo governo na Argentina sem citar o nome de Milei
Milei derrotou Sergio Massa nas eleições do último domingo (19). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou uma mensagem, sem citar o nome do presidente eleito da Argentina, valorizando o respeito à democracia.
“A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica”, disse Lula no X. “Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”, completou.
A postura do presidente foi criticada pelo vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (Republicanos-SP). “O presidente Lula age igual o presidente Jair Bolsonaro quando não cita nominalmente o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, isto é, está agindo com diplomacia ideológica”, pontuou o parlamentar.
Saiba Mais
-
Política Lula assina pacote de igualdade racial no Dia da Consciência Negra
-
Política Randolfe apresenta emenda à LDO para garantir aumento de gastos em 2024
-
Política Bancada negra da Câmara se reúne com Arthur Lira nesta segunda
-
Política Governo anuncia mais medidas contra a desigualdade racial nesta segunda
-
Política Entenda o que é racismo ambiental, uma forma de exclusão
-
Política Bolsonaristas comemoram vitória de Milei e Lula fala em 'trabalhar junto'