O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, representa o Brasil na Cúpula Global de Segurança Alimentar, que ocorre nesta segunda-feira (20/11) em Londres. O encontro reúne mais de 200 representantes para debater o impacto das mudanças climáticas e das guerras no acesso aos alimentos.
"Aqui, a preocupação é com o desenvolvimento dessa resiliência ao clima, como trabalhar onde temos regiões mais afetadas, na África, América do Sul, Ásia, a região da Índia, mas também como trabalhar esse olhar especial para a situação de desnutrição em relação às crianças", comentou o ministro sobre a Cúpula, organizada pelo Reino Unido, em vídeo enviado à imprensa.
- Alckmin e Wellington Dias celebram os 60 anos de hospitais filantrópicos
- Lula sobre Ministério do Desenvolvimento Social: "Wellington Dias fica"
- Combate à fome: Brasil busca viabilizar acesso a alimentos, diz Dias
Participam do evento ministros e representantes de países, especialistas, pesquisadores, empresários e entidades da sociedade civil. Entre os destaques estão o premiê britânico, Rishi Sunak; o presidente da Somália, Hassan Sheikh Muhamud; o ministro da Agricultura de Moçambique, Celso Correia; a ministra de Ambiente e Clima dos Emirados Árabes Unidos, Mariam Almheiri; a secretária-geral adjunta das Nações Unidas, Amina Mohammed; e os diretores-gerais da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), Qu Dongyu, e da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus.
Tema prioritário para o Brasil no G20
"O Brasil participa também com esse chamamento, para que, nesse novo momento do G20, possamos ter um compromisso no combate à fome e à pobreza, aqui também com esse olhar para as mudanças climáticas, e a busca de uma trégua nessas regiões de guerra, até para evitar a situação de fome, de abastecimento", disse ainda Wellington Dias.
Além de participar das plenárias temáticas e do encerramento da Cúpula, o ministro também terá reuniões com representantes de outros países para discutir propostas de cooperação, especialmente no combate à fome. O tema será prioridade durante a presidência brasileira no G20, que terá início no próximo mês.