Deputados da bancada negra da Câmara se reúnem na manhã desta segunda-feira (20/11) com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). O encontro, que acontece no Dia Nacional da Consciência Negra, inicia uma série de reuniões para que os parlamentares apresentem seus projetos e propostas prioritários aos chefes dos Poderes.
A reunião com Lira é sediada na Residência Oficial da Presidência da Câmara. Entre os presentes estão os deputados Orlando Silva (PCdoB-SP), Antônio Brito (PSD-BA), Talíria Petrone (Psol-RJ) e Damião Feliciano (União-PB), que deve ser eleito como líder da bancada. O anúncio será feito na Câmara dos Deputados, ainda hoje.
- Bancada negra lista projetos prioritários e atua por urgência na votação
- Câmara aprova projeto que cria bancada negra: "Nada mais justo"
- Câmara aprova a criação de bancada formada por negros e pardos
Além de Lira, os parlamentares planejam se reunir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além dos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Roberto Barroso, e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, bem como com o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Articulação por pautas prioritárias
Criada há três semanas, a bancada terá assento no colégio de líderes a partir de amanhã (21), quando ocorre a próxima reunião. Os parlamentares já definiram 18 projetos como prioritários, especialmente um para tornar o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, feriado nacional. Outra pauta prioritária é a regulamentação do uso de reconhecimento facial para monitoramento de crimes, já que a tecnologia prejudica a população negra.
A bancada foi criada em 1º de novembro, após aprovação de projeto de autoria de Talíria Petrone e Damião Feliciano, e representará os interesses da população negra no país. Participam da bandada os parlamentares autodeclarados pretos, 31, e pardos, 91, que representam apenas 24% dos 513 deputados federais. Os negros compõem cerca de 56% da população brasileira, segundo o Censo Demográfico 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).