Luto

Lula lamenta morte de William Woods, médico da hanseníase que atuava no Acre

Médico de 86 anos atuou no Acre a partir da década de 1970 atendendo comunidades indígenas na luta contra a doença

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou nesta segunda-feira (06/11) a morte do médico irlandês, William John Woods, aos 86 anos. Conhecido como "médico da hanseníase", atuou no Acre a partir da década de 1970 atendendo comunidades indígenas e seringais. O petista prestou condolência e destacou o médico como uma "inspiração".

"William John Woods foi missionário da igreja batista e médico que atuou no Acre e no Amazonas. Dr. Guilherme, como era chamado, também era conhecido como "médico da hanseníase" nas décadas de 1970 e 1980, quando os acometidos pela doença eram estigmatizados no país. Atuou nas cidades, em seringais e territórios indígenas, levando o amparo a quem precisava de atendimento médico. Com tristeza recebi a notícia de sua morte. Aos familiares, meus sentimentos. Aos médicos que tem nele uma inspiração, que fiquem os bons ensinamentos do Dr. Guilherme", escreveu o presidente.

Em nota de pesar, o governador do Acre, Gladson Camei também lamentou a morte do renomado médico.

Entre as condecorações recebidas, Dr. William foi agraciado com o título de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico e com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Acre. Não foram divulgadas maiores informações sobre as causas e o local da morte do médico.

Mais Lidas