O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, a portas fechadas, com os presidentes de cinco bancos públicos no Palácio do Planalto. O encontro, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (1°/11), véspera de feriado, incluiu o novo presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, em seu primeiro compromisso oficial desde a indicação.
Segundo a agenda oficial da Presidência, participaram do encontro também os presidentes do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros; do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante; do Banco da Amazônia, Luiz Claudio Lessa; e do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.
- Lula sanciona lei para retomar obras inacabadas de educação e saúde
- Demissão de Rita Serrano da presidência da Caixa é oficializada
- "Ser mulher em espaço de poder é sempre desafiador", diz Rita Serrano
- Drex: Caixa e BB fazem 1ª transferência por bancos públicos
Da parte do governo, compareceram além de Lula, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin (PSB), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa. O Planalto não revelou a pauta do encontro.
Carlos Vieira substitui a ex-presidente da Caixa, Rita Serrano, demitida por Lula para dar espaço ao Centrão. Vieira é aliado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Rita já foi exonerada, e o novo presidente aguarda a nomeação oficial. A expectativa é que isso ocorra até a semana que vem. Ele já atua, porém, no processo de transição dentro da Caixa.