O procurador Paulo Gonet, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Procuradoria-Geral da República, compareceu ao Senado, nesta quarta-feira (29/11), com o objetivo de conquistar aprovação para ocupar a vaga de procurador-Geral da República, deixada por Augusto Aras em setembro deste ano.
Gonet chegou ao Senado no fim desta manhã e se encontrou com Veneziano Vital (MDB-PB), vice-presidente da Casa; e Otto Alencar (PSD-BA), líder do PSD no Senado. Em seguida, deixou o local para almoçar e retornou por volta de 13h para dar continuidade à agenda e conversar com outros senadores.
- Paulo Gonet Branco: conheça o indicado por Lula à PGR
- Lula nomeia Flávio Dino e Paulo Gonet; veja repercussão no meio jurídico
- Dino chega ao Senado para articular apoio e votos favoráveis ao STF
A previsão é que Gonet converse com o senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado e relator do indicado de Lula à PGR, ainda nesta quarta-feira (29). O encontro deve ocorrer às 14h, no gabinete do senador.
A sabatina de Gonet na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) está marcada para 13 de dezembro, no mesmo dia em que o nome de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) será apreciado pelos senadores. As votações ocorrem de forma secreta e, aprovados, os indicados seguem para sabatina no Plenário da Casa, onde, cada um, precisa conquistar, pelo menos, 41 votos favoráveis.
A expectativa dos governistas é que tanto Gonet quanto Dino sejam aprovados nas sabatinas e passem a ocupar as cadeiras na PGR e STF, respectivamente.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br