Ainda em 2023

Lula reafirma querer fechar acordo Mercosul-UE antes da posse de Milei

Segundo o presidente, durante a COP28, pode ocorrer uma reunião para definir o acordo. Petista conversou na segunda-feira (20/11) por telefone com presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen

Lula pretende concluir as negociações para o acordo Mercosul e União Europeia até 7 de dezembro, quando chega ao fim a presidência rotativa do Brasil no bloco -  (crédito: Cláudio Kbene/PR     )
Lula pretende concluir as negociações para o acordo Mercosul e União Europeia até 7 de dezembro, quando chega ao fim a presidência rotativa do Brasil no bloco - (crédito: Cláudio Kbene/PR )
postado em 21/11/2023 16:07 / atualizado em 21/11/2023 16:15

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou, nesta terça-feira (21/11), que pretende concluir as negociações para o acordo Mercosul e União Europeia até o dia 7 de dezembro, quando chega ao fim a presidência rotativa do Brasil no bloco. A declaração ocorreu durante o programa Conversa com o Presidente. A posse do novo presidente argentino, Javier Milei, está marcada para o dia 10. 

Segundo o petista, durante a COP28, pode ocorrer uma reunião para definir o acordo.

"Ontem liguei para a Úrsula von der Leyen, que é a presidente da Comissão Europeia, para dizer para ela que eu estou querendo negociar o Mercosul ainda na minha presidência e gostaria que a gente conseguisse fazer o acordo… e ela ficou de tentar, quem sabe lá na COP28, fazer uma reunião comigo e apresentar a resposta definitiva deles sobre as nossas demandas", relatou.

"Passei para ela os pontos mais nervosos, ela ficou de me dar uma resposta. Eu coloquei o Mauro Vieira (Relações Exteriores) para conversar com o chefe de gabinete dela para ver quais são os pontos mais problemáticos", emendou.

Segundo o Planalto, a conversa com Ursula von der Leyen durou cerca de meia hora e deu seguimento à reunião que eles mantiveram na Cúpula do G20, em Nova Delhi.

O governo brasileiro tem discutido com a União Europeia os pontos finais do acordo entre os dois blocos. Lula ainda conversou recentemente sobre o tema com o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, que ocupa a presidência rotativa do bloco europeu.

"Os dois [Lula e Ursula] concordaram em acompanhar de perto o trabalho dos negociadores nos próximos dias e deverão voltar a se encontrar na próxima semana, durante a COP28, em Dubai, Emirados Árabes", informou um trecho da nota divulgada.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->