Reparação

Anielle: prioridade da pasta da Igualdade Racial é "vida digna para todos"

Ministra detalhou medidas do segundo pacote da igualdade racial nesta segunda-feira (20/11), Dia da Consciência Negra

Ministra de Estado da Igualdade Racial, Anielle Franco, presidente Lula e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, durante o evento
Ministra de Estado da Igualdade Racial, Anielle Franco, presidente Lula e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, durante o evento "O Brasil pela Igualdade Racial" no Planalto - (crédito: Ricardo Stuckert/PR)
postado em 20/11/2023 15:33 / atualizado em 20/11/2023 15:38

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou, nesta segunda-feira (20/11), que o pacote de medidas anunciado pelo governo hoje atende aos eixos que orientam as ações da pasta: “direito à vida e à dignidade, à memória e reparação, à educação e inclusão e direito à terra”.

“Quando me perguntam qual é prioridade do Ministério da Igualdade Racial, digo que é a vida digna para todas as pessoas. Não aceitaremos nada menos do que isso”, pontuou a ministra.

“Ano a ano os dados persistem em comprovar que a fome e a insegurança alimentar, o acesso à educação e à saúde, o desemprego e as mortes violentas atingem de forma desigual a população negra. Fruto do racismo que impede que todo mundo possa viver bem”, completou.

Dentre algumas das medidas anunciadas neste segundo volume de ações está um recurso, em parceria com o Ministério da Justiça, de R$ 8 milhões para iniciativas de qualificação para o atendimento Psicossocial de Mães e Familiares Vítimas de Violência, por meio da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Federal do Estado do Ceará (UFCE). O projeto contará com o apoio do Ministério da Saúde e de outros órgãos em 2024.

“Junto à Unicef e aos ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social, da Educação e dos Direitos Humanos e Cidadania, estamos assinando hoje um memorando para avançar nas estratégias e políticas para uma primeira infância antirracista, com ações em especial no campo da saúde e educação”, declarou a ministra.

Outra medida destacada por Anielle é o edital de seleção de intercambistas para Moçambique, que será publicado e aberto para inscrições amanhã (21).

“Cumprimos 11 meses de gestão, partindo de mais de duas décadas de acúmulos em formulações acadêmicas e experiências exitosas na gestão de políticas promotoras da equidade racial herdadas da antiga Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial)”, observou.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->