Deputados da bancada negra da Câmara se reúnem na manhã desta segunda-feira (20/11) com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). O encontro, que acontece no Dia Nacional da Consciência Negra, inicia uma série de reuniões para que os parlamentares apresentem seus projetos e propostas prioritários aos chefes dos Poderes.
A reunião com Lira é sediada na Residência Oficial da Presidência da Câmara. Entre os presentes estão os deputados Orlando Silva (PCdoB-SP), Antônio Brito (PSD-BA), Talíria Petrone (Psol-RJ) e Damião Feliciano (União-PB), que deve ser eleito como líder da bancada. O anúncio será feito na Câmara dos Deputados, ainda hoje.
- Bancada negra lista projetos prioritários e atua por urgência na votação
- Câmara aprova projeto que cria bancada negra: "Nada mais justo"
- Câmara aprova a criação de bancada formada por negros e pardos
Além de Lira, os parlamentares planejam se reunir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além dos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Roberto Barroso, e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, bem como com o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Nós, da Bancada Negra, já estamos na residência oficial do Presidente da Câmara, Arthur Lira, iniciando nossa intensa agenda dessa semana, debatendo pautas importantes para povo negro! #20deNovembro pic.twitter.com/Z5uGunF2NZ
— Valmir Assunção (@DepValmir) November 20, 2023
Articulação por pautas prioritárias
Criada há três semanas, a bancada terá assento no colégio de líderes a partir de amanhã (21), quando ocorre a próxima reunião. Os parlamentares já definiram 18 projetos como prioritários, especialmente um para tornar o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, feriado nacional. Outra pauta prioritária é a regulamentação do uso de reconhecimento facial para monitoramento de crimes, já que a tecnologia prejudica a população negra.
A bancada foi criada em 1º de novembro, após aprovação de projeto de autoria de Talíria Petrone e Damião Feliciano, e representará os interesses da população negra no país. Participam da bandada os parlamentares autodeclarados pretos, 31, e pardos, 91, que representam apenas 24% dos 513 deputados federais. Os negros compõem cerca de 56% da população brasileira, segundo o Censo Demográfico 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br