Faixa de Gaza

Lula confirma que receberá brasileiros repatriados na Base Aérea

Os mais de 30 brasileiros devem chegar ao país nesta segunda-feira (13/11), por volta das 23h30. O presidente afirmou que estará na Base Aérea de Brasília para recepcionar o grupo

Grupo de Gaza reunido à frente da aeronave presidencial no Aeroporto Internacional do Cairo, no Egito, momentos antes da partida para o Brasil -  (crédito: GOV BR/FAB)
Grupo de Gaza reunido à frente da aeronave presidencial no Aeroporto Internacional do Cairo, no Egito, momentos antes da partida para o Brasil - (crédito: GOV BR/FAB)
postado em 13/11/2023 13:32 / atualizado em 13/11/2023 15:52

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (13/11) que receberá o grupo de brasileiros repatriados e familiares palestinos na Base Aérea de Brasília na noite de hoje. A confirmação ocorreu por meio das redes sociais. A expectativa é que o grupo chegue ao país por volta das 23h30. 

"A segunda-feira começa com muito trabalho. Reunião com ministros, cerimônia de sanção do projeto de lei que atualiza a Lei de Cotas e, à noite, vou receber os brasileiros e parentes palestinos que chegam ao Brasil de Gaza. Bom dia e uma ótima semana para todos", escreveu.

A saída dos brasileiros era esperada para sábado, mas foi adiada. O avião VC-2, cedido pela Presidência para atuar na Operação Voltando em Paz, decolou às 6h51min (horário local) desta segunda, do Cairo, no Egito, com 32 repatriados, sendo 17 crianças, nove mulheres e seis homens. Segundo o Itamaraty, estão previstas duas paradas técnicas: em Las Palmas, na Espanha, e na Base Aérea do Recife (BARF).

Ainda segundo a pasta, duas pessoas desistiram de ir para o Egito e ficaram em Gaza. 

Acolhimento

Na chegada ao Brasil, o governo federal tem uma operação de acolhimento preparada. Em complemento ao apoio de suas famílias no Brasil, eles terão à disposição serviços de abrigo, documentação e alimentação, além de apoio psicológico, cuidados médicos e imunização. O grupo ficará dois dias hospedados em Brasília para descanso numa estrutura da FAB.

"Há todo um esquema de recepção. Um sistema de apoio e acolhimento em que serão oferecidos identidade, permissão de trabalho, acesso ao Sistema Único de Saúde, à rede de apoio social para refugiados, além da regularização da situação de cada um", explicou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, numa coletiva de imprensa no domingo (12).

"Alguns brasileiros já têm destino certo porque têm familiares aqui, mas uma parcela significativa, quase metade, não tem onde ficar. O governo federal já preparou, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social, um local onde essas pessoas ficarão acolhidas no interior de São Paulo", explicou Augusto de Arruda Botelho, secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Com mais essa medida de resgate, a Operação Voltando em Paz completará 1.477 passageiros e 53 animais domésticos resgatados. Cerca de 150 militares e 37 profissionais de saúde (13 médicos, nove psicólogos e 15 enfermeiros) se envolveram na logística. 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->