CONFLITO ISRAEL/HAMAS

Diplomatas recebem aviso de preparação para retirar brasileiros de Gaza

Grupo de 34 pessoas aguarda há um mês para deixar a região que está sendo alvo de bombardeios constantes

Cidadãos brasileiros podem ser autorizados a deixar a Faixa de Gaza a qualquer momento -  (crédito: Representação Brasileira em Ramala/Divulgação)
Cidadãos brasileiros podem ser autorizados a deixar a Faixa de Gaza a qualquer momento - (crédito: Representação Brasileira em Ramala/Divulgação)
postado em 09/11/2023 17:17

Funcionários da Embaixada do Brasil em Cairo, no Egito, foram avisados que cidadãos brasileiros podem ser autorizados a deixar a Faixa de Gaza a qualquer momento. Os diplomatas estão seguindo na tarde desta quinta-feira (9/11) para a cidade de Rafah, na fronteira com Gaza para acompanhar as negociações.

De acordo com fontes diplomáticas, ouvidas pelo Correio, as autoridades do país foram avisadas sobre a necessidade de colocar em prática o esquema logístico para levar o grupo de 34 pessoas de Gaza até Cairo, onde um avião da Força Aérea Brasileira está aguardando para realizar o transporte.

A presidência da República foi informada que a expectativa é de que a saída ocorra até esta sexta-feira (10/11). Brasileiros, inclusive crianças, aguardam há um mês para deixar o local, em um cenário cada vez mais tenso, com ataques diários entre Israel e o Hamas e escassez de água, medicamentos, combustíveis e alimentos na Faixa de Gaza.

A demora de Israel em autorizar a saída dos nacionais está irritando o governo brasileiro. No entanto, a avaliação é de que uma reação diplomática agora poderia custar vidas e agravamento da crise. Por conta disso, a equipe do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) foi orientada a manter a calma e tentar não escalar a crise. O auge do mal-estar entre as duas nações ocorreu quando o embaixador de Israel, Daniel Zonshine, se encontrou com o ex-presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->