PLANALTO

Em reunião com Lula, empresários projetam investir US$ 10 bi em biocombustíveis

Presidente se reuniu com representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e empresários da Bunge, ADM, Cofco, Amaggi e LDC

Em reunião nesta quarta-feira (8/11), os empresários afirmaram que estão preparados para aumentar a mistura de biodiesel no diesel, conforme determinado pelo Conselho Nacional de Política Energética -  (crédito: Ricardo Stuckert/PR)
Em reunião nesta quarta-feira (8/11), os empresários afirmaram que estão preparados para aumentar a mistura de biodiesel no diesel, conforme determinado pelo Conselho Nacional de Política Energética - (crédito: Ricardo Stuckert/PR)
postado em 08/11/2023 21:31

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta quarta-feira (8/11) com representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e empresários da Bunge, ADM, Cofco, Amaggi e LDC. Após o encontro, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro anunciou que as empresas projetam investir US$ 10 bilhões em biocombustíveis no Brasil nos próximos anos.

"Foi uma reunião muito importante de investimentos e de garantia dos compromissos brasileiros na produção sustentável, o que facilita a comercialização deles. Foi uma bela demonstração de confiança do empresariado brasileiro na política agrícola do governo do presidente Lula", disse Fávaro.

O ministro afirmou ainda que os empresários da Abiove agradeceram a atuação do governo na área ambiental. 

"Eles tiveram muita dificuldade, nos últimos anos, em dar explicação com o aumento do desmatamento e a inoperância do Governo Federal no combate ao desmatamento. Nesses dez meses, eles perceberam o reflexo da melhoria da política comercial deles, tendo facilidade em não precisar explicar a origem de cada tonelada de soja produzida no Brasil, graças à responsabilidade deste governo", emendou Fávaro a jornalistas no Palácio do Planalto.

Os empresários asseguraram que estão preparados para aumentar a mistura de biodiesel no diesel, conforme determinado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Após ampliação da mistura de 10% para 12% em abril, o percentual subirá para 13% em 2024. Em 2025, atingirá 14% e, em 2026, chegará aos 15%.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->