O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta terça-feira (7/11) que os homens "tomem coragem" e realizem exames periódicos de toque retal para prevenção de tumores palpáveis da próstata. A declaração ocorreu durante o programa Conversa com o Presidente, ao comentar sobre a campanha Novembro Azul.
"Todo homem que se preza, todo homem que se respeita, todo homem que respeita a família, que gosta da família, que gosta da sua mulher, que gosta dos seus filhos, que gosta do seu pai e da sua mãe, que gosta dele próprio e da sua vida, precisa criar juízo e fazer exame de próstata", apontou.
- Antonio Fagundes viraliza ao fazer campanha sobre exame de próstata
- Tratamento da próstata: tecnologia minimamente invasiva chega ao Brasil
O petista destacou ainda ser "muito importante que faça [o toque] porque muito pior do que o médico dar um toque é descobrir que está com câncer e morrer por conta de uma doença que você poderia curar".
Lula também citou os "toques" que as mulheres levam ao fazerem consultas médicas e alertou para a mortalidade da doença.
"Os homens precisam criar coragem. Se ele tem medo de levar o toque do médico, ele pergunta para sua mulher quantos toques ela leva na vida quando vai ao médico. E sai a mesma mulher que entrou. Morre muita gente por conta do câncer de próstata e você pode evitar isso com um pouquinho de coragem. Seja homem, faça o exame de próstata para que você viva muito mais e cuide da sua família."
Pelas redes sociais, o presidente reforçou o apelo.
Eu queria aproveitar para os homens do Brasil, acima de 40 anos de idade: estamos começando o Novembro Azul, para tratar do câncer de próstata. Passamos o Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. Todo homem que se preze precisa criar juízo e fazer exame de próstata. É muito…
— Lula (@LulaOficial) November 7, 2023
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br