O governo federal lança oficialmente nesta quarta-feira (25/10) a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que destinará R$ 15 bilhões para o setor cultural nos próximos cinco anos. A cerimônia ocorre no Museu Nacional, com a presença de autoridades e artistas.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, classificou o momento como "um grande dia, de muita festa", e destacou a importância do aporte para o setor, um dos mais afetados pela pandemia e pela falta de investimento dos governos passados.
"É um momento muito importante e aguardado. É uma política estruturante do nosso setor cultural, que vai irrigar durante cinco anos R$ 3 bilhões por ano para todas as cidades do Brasil", declarou a ministra à imprensa, ao chegar para a cerimônia. Para ela, a medida beneficia não somente a classe artística, mas toda a população. "Hoje é um grande dia, de muita festa. A gente quer comemorar", acrescentou Margareth.
O Ministério da Cultura classifica a medida como o maior investimento da história no setor cultural. Os recursos serão enviados aos estados e municípios, que ficarão responsáveis por definir quais serão os projetos beneficiados, em diálogo com a comunidade artística local. Os editais, prêmios e chamamentos públicos terão início em 2024.
Além da ministra, participam da cerimônia a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, o deputado federal Marcelo Queiroz (PP-RJ), presidente da Comissão de Cultura da Câmara, e a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), autora do projeto que deu origem à Lei Aldir Blanc, além de outras autoridades. Artistas, como o ator e ex-BBB Babu Santana, também estão presentes.
Saiba Mais
-
Política Moraes inclui relatório da CPMI em inquéritos no STF que miram Bolsonaro
-
Política "A origem da milícia é nas relações políticas", diz Marcelo Freixo
-
Política PSol representa contra bolsonarista que acusou deputados de apoiarem o Hamas
-
Política Flávio Dino: "Nunca homenageei miliciano, não sou vizinho de miliciano"
-
Política Lula compara crise de segurança no RJ a Gaza: "Temos que encontrar solução"
-
Política Lira inclui votação dos offshores na pauta após troca na Caixa