Um sobrinho do ex-presidente Jair Bolsonaro é alvo da 19ª fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada nesta quarta-feira (25), pela Polícia Federal. De acordo com fontes consultadas pelo Correio, Léo Índio é alvo de um mandado de busca e apreensão expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
As equipes policiais estão nas ruas em três estados e no Distrito Federal para cumprir 18 mandados contra 12 suspeitos de incitar, participar e fomentar os atos golpistas de 8 de janeiro. São cinco mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão. Os alvos são incentivadores e praticantes dos ataques.
Os agentes da PF estão em Cuiabá e Cáceres, no Mato Grosso, Santos (SP), São Gonçalo (RJ) e em Brasília (DF).
De acordo com fontes ouvidas pelo Correio junto às investigações, a operação de hoje foi deflagrada a partir de informações prestadas por Mauro Cid durante depoimento válido por acordo de delação premiada com a PF.
“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo”, diz a PF em nota.
Saiba Mais
-
Política TSE começa a julgar ações contra Bolsonaro por discurso do 7 de setembro
-
Política CPMI 8/1: Eliziane faz ‘tour da democracia’ e entrega relatório ao STF e PGR
-
Política Votação de PL das offshores e fundos excusivos é adiada novamente
-
Política Tensão entre políticos e 'Supremos' pressiona democracias pelo mundo, diz pesquisador americano
-
Política É cedo para rever atuação das forças federais, diz Cappelli no RJ
-
Política Carlos Lupi quer iniciar debates para "revisar" reforma da previdência