DIA DO POETA

Alckmin posta homenagem aos poetas; seguidores apontam indireta

O vice-presidente postou um haicai de Paulo Leminskin que diz 'Amar é um elo entre o azul e o amarelo', comentários relacionam o post ao caso de plágio da Bauducco

Nesta sexta-feira (20/10), data em que é comemorado o Dia do Poeta, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) parabenizou os poetas com um haikai do escritor Paulo Leminski. O texto em destaque do post diz: “Amar é um elo/entre o azul/e o amarelo”. Nos comentários, internautas associaram a escolha dos versos à repercussão de campanha publicitária da Bauducco, onde a cantora Juliette foi acusada de plagiar o projeto AmarElo, de Emicida.  

 "Amo um social mídia ligado nos barracos da internet e sabe engajar", diz um comentário na postagem do político no Instagram. 

Dia do Poeta

A data que celebra uma gama de artistas da literatura brasileira relembra uma grande conquista para a classe no Brasil. Em 20 de outubro de 1973, na casa do jornalista, escritor, pintor e advogado Paulo Menotti Del Picchia, nascia o Movimento Poético Nacional. A entidade tem por objetivo a união de escritores dedicados à poesia e a difusão da cultura poética.

O Movimento é responsável ainda pela criação de saraus, eventos, premiações e concursos de poesia. Embora seja comemorado por inúmeros autores e amantes da expressão artística, o Dia do Poeta é uma comemoração extraoficial, que não é oficializada por uma lei.

Ainda neste mês, o dia 31 de outubro celebra o Dia Nacional da Poesia. A efeméride foi instituída pela Lei nº 13.131 de 2015 e celebra o aniversário do poeta Carlos Drummond de Andrade.

 

Mais Lidas